Para aqueles que se interessam por temas relacionados ao mundo da Arquitetura e Interiores, aqui vocês poderão encontrar um MIX de informações e dicas sobre casa, decoração, arquitetura, design, exposições, tendências, novidades do mercado, viagens e restaurantes!!



terça-feira, 13 de março de 2012

Inspiração do dia

Achei isso a coisa mais fofa e simples de fazer pra dar um charme em uma recepção aos amigos, seja um almoço básico ou  uma festa mais chique!


Basta pegar lâmpadas velhas, abri-las e colocar dentro delas uma plantinha com água, (eu pensei em usar  lavandas, que além de serem lindas  deixam um cheirinho delicioso pelo ambiente!) o que acham?? 
Depois é só pendurá-las em galhos no jardim, ou onde acharem melhor!
Não é demais???

Dicas sobre Cortinas

Hoje resolvi dar algumas dicas sobre cortinas pra vcs!!Nestas últimas semanas tive que escolher tantos tecidos/modelos/tamanhos/caimentos etc para minhas clientes, que tenho até sonhado com cortinas e persianas...rsrsrs E como consequênca disso resolvi escrever este post, quem sabe posso ajudar um pouquinho quando precisarem trocar as cortinas de casa!

Sou totalmente adepta ao uso de cortina/persiana seja em sala ou em quarto. Tem mta gte que se muda e acaba deixando para comprar este item depois, o problema é que o tempo acaba passando a pessoa se acomoda  e simplesmente desencana deste importantíssimo acessório, que ao meu ver é fundamental em uma casa  (assim como tapetes/quadros/gravuras) mas sobre estes outros itens falo depois em outro post.

Tenho plena convicção de que as cortinas fazem as vezes do vestimento de uma casa, aquecem o ambiente e melhoram a questão de acústica, sem contar que protegem os móveis e o piso dos raios rolares e muitas vezes barram a visão dos vizinhos, proporcionando maior privacidade. Enfim são inúmeros os argumentos para que vc use cortinas em sua casa, afinal nada mais feio que ficar olhando diretamente pra aquelas esquadrias feias das janelas....afe coisa mais sem graça e fria!!

Cada casa tem um estilo, sendo assim cada casa combina com um modelo de cortina ou persiana, mas não se preocupe sempre terá um modelo que se encaixa no seu estilo!
Bom vamos as dicas, vou fazer tópicos com as perguntas mais frequentes dos meus clientes e respesctivamente vou respondendo uma por uma!! Espero que ajude vcs!!

01- Em qual etapa da decoração a cortina deve entrar???
 -A cortina deve ficar na etapa final , deve ser um dos últimos itens a entrar na casa, mas não é por isso que vc deve esquecê-la, o ideal é planejá-la com antecedência, planejando-a como um todo na decoração, com a definição das cores da paleta e definição de estampas que combinem e "casem" com todo o resto do ambiente ( tapetes+ almofadas+ móveis), resultando um espaço harmonioso e aconchegante!

02- Quais são os tipos de acabamentos mais usados?
- Os modelos mais usados são:





Pregas americanas: é o modelo clássico, tem detalhes feitos com três preguinhas e pode ser presa em trilho ou varão. Geralmente é usada com forro, o que favorece o caimento.




Pregas Fêmea: o volume dos tecidos cai para trás e a cortina acaba tendo um caimento reto.



Pregas Macho: o volume do tecido concentra-se na frente, proporcionando um caimento reto e elegante. Podem ser usadas em varões ou trilhos ou ainda como xales laterias e é um dos acabamentos mais usados , já que não gasta mto tecido.




Painel : Pode ser usado desde os tecidos mais encorpados até os mais leves, além de lona ou tela. Uma boa opção para  grandes vãos Fica bom nas decorações modernas.



Argolas: Sempre atuais, as argolas presas ao varão suspendem o tecido. Podem ser em metal cromado, dourado, ouro velho e madeira natural ou branca, dependendo do estilo do ambiente e da cor do varão.


Ilhoses: São indicados para cortinas pouco utilizadas e mais decorativas, em tecidos leves. Mas podem emperrar no varão e após muitas lavagens à máquina os ilhoses podem se soltar.





Passantes de tecido: Ficam muito bem usadas como xales, sobre persianas ou rolôs. São super decorativas, porém as alças não deslizam bem no varão.


Tecido inteiriço: Acabamento simples, atual e elegante, porém, tem deslizamento difícil no varão. Sua função é mais decorativa. O ideal é que sejam instalados em trilhos suíços



03- A cortina precisa chegar até o chão ou pode apenas cobrir a janela??
-Essa é uma pergunta frequente para os leigos...rsrs

Vamos lá, as cortinas devem ir até o chão para alongar o pé direito e deixar o ambiente elegante. É claro que existem exceções como por exemplo quando há um móvel sob a janela, aí sim podemos cobrir apenas a abertura da janela. Neste caso prefiro optar por um modelo romano.
Exemplo nas imagens abaixo:




04-A barra da cortina deve arrastar ou ficar rente ao chão?
-Essa pergunta é clássica!!!Bom vamos lá, isso é uma questão de gosto e uma desisão pessoal, a grande maioria acaba optando por usar cortinas que tocam levemente o piso "beijando o chão" , mas tenho que admitir que elas ganham elegancia e ficam mais chiques quando arrastam no chão, mesmo sabendo que o tecido que sobra suja mais e pode ser pisado.

Uma boa dica é lembrar sempre de uma coisa: se as cortinas estiverem rente ao piso, corre-se o risco de aparecer algum desnível, por isso aconselho deixar sobra de 1 a 2 cm no minímo.
Sobre o tamanho da barra, pode variar de 10 a 50 cm,  recomendo seguir a altura do rodapé.




 05- Qual modelo de cortina é adequado para janelas duplas ou portas balcão, que abrem para fora e para dentro?
-O ideal é deixar 50 cm de varão a mais em cada lado. Assim consegue-se acomodar o tecido quando as portas estão abertas. Rolôs, persianas e cortinas romanas são as opções para quem não dispõe de espaço nas laterais, outra opção é  usar brises (cortinas fixadas diretamente nas folhas de vidro).

06-Como calcular o tecido???
- É preciso medir a largura da janela e acrescentar de 20 a 40 cm ( para a sobra de tecido nas laterais da esquadria). Medir a altura da cortina ( dependendo do modelo a altura é próprio   pé direito, se for de varão emdir a altura do varão até o piso), é preciso acrescentar 60 cm para a barra e o cabeçote.
Multiplique a largura por 2 ou 3 dependendo do volume que vc quer dar na sua cortina. Depois é só multiplicar esse resultado pela medida da altura p/ descobrir a medida final de tecido que deverá ser comprado!

07- Qual tecido usar se desejo lavar as cortinas em casa??
- Recomendo os 100% sintéticos como o poliéster. Os mistos e naturais devem ser lavados em lavanderia especializadas. Sempre peço para que irá realizar a execução das cortinas para pré-enconlher ( ou seja lavar) o tecido antes da execução, para não correr o risco de perder a cortina na 1ª lavagem.

08-Quando o forro deve ser usado?qual sua função e tecidos mais indicados?
-O forro serve para proteger a cortina nos locais onde bate mto sol, ele garante a durabilidade e beleza dos materiais mais sensiveis, já que os raios do sol estragam os tecidos. Além disso evista que as costinas sujem rapidamente em lugarm com mta poeira/poluição. O tergal verão, o gabardine, o brin blecautes e até persinas são usados com esta função. Materiais sintéticos como o voil podem dispensar forro.


Eu ia comentar sobre os tipos de persianas, mas o post já está mto extenso, então fica p/ um próximo..rs

Espero que estas dicas ajudem!!


beijos

:)